A APAE de Caxias do Sul é uma entidade beneficente de assistência social que presta atendimento especializado e gratuito a pessoas com deficiência, atuando há 61 anos no município. Por ser referência regional no atendimento à pessoa com deficiência, possui reconhecimento e validação do trabalho desenvolvido através dos Conselhos Municipais dos Direitos das Pessoas com Deficiência, dos Direitos da Criança e do Adolescente e de Assistência Social. A entidade realiza atendimento direto a pessoas com deficiência e suas famílias e faz parte da rede municipal socioassistencial bem como da rede de atenção à criança e ao adolescente de Caxias do Sul.

Atualmente a instituição executa ações nas áreas da Assistência Social, Saúde e Educação realizando, assim, ações integradas entre diferentes políticas públicas. Na área da Assistência Social é desenvolvido o “Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência e suas Famílias”, um Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade. Nesta modalidade são atendidas cerca de 274 pessoas com deficiência e suas famílias em três Unidades Referenciadas sendo: APAE Sede sito a Rua Professora Maria D’Avilla Pinto n° 55, Bairro Cinquentenário; 1ª Extensão Dovíglio Gianella sito a Rua Marcelo Casagrande nº 253, Bairro Bela Vista e Centro Ocupacional Santa Rita de Cássia sito a Rua Alceu Wamosy, nº 560, Bairro Cinquentenário. Na área da Saúde são atendidas cerca de 125 pessoas por fisioterapeutas especializados no tratamento de deficiências e na área da Educação, a instituição possui a Escola Especial Dr. Henrique Ordovás Filho, reconhecida através de Portaria Estadual, que atende cerca de 86 crianças e adolescentes.

Missão da Instituição: “Prestar ao deficiente, assistência social em caráter preventivo habilitador e reabilitador, buscando seu desenvolvimento global, sua inclusão e integração, oportunizando-lhe participação ativa na família, comunidade e sociedade enquanto cidadãos”.

Princípios Norteadores: ética, transparência, dedicação, competência, participação, qualificação e solidariedade.

Sua doação é fundamental para a continuidade dos trabalhos desenvolvidos pela APAE.

A APAE de Caxias do Sul faz parte de uma rede sem fins lucrativos que há mais de 60 anos se dedica à defesa de direitos e prestação de serviços à pessoa com deficiência no Brasil. Sendo responsável pela inclusão social em diversos níveis de milhares de pessoas ao longo de sua história.

As APAEs contam principalmente com a mobilização da sociedade para o desenvolvimento do seu trabalho.

Colabore com a APAE de Caxias do Sul, adquirindo:

  • – Calendários
  • – Artigos do Bazar
  • – Roupas e Calçados no Brechó

Faça uma doação ou seja um voluntário ou parceiro.