Quem Somos

A APAE de Caxias do Sul é uma entidade beneficente de assistência social que presta serviços socioassistenciais, conforme estabelece o art. 3º da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), nº. 8.742, de 7 de dezembro de 1993 e a resolução nº. 6.308 e nº. 191, de 10 de novembro de 2005.

Atuando há 65 anos no município, a APAE atende, no momento, 221 beneficiários na modalidade de Assistência Social o Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência e suas Famílias, referenciado na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais – Resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009- como um Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade.

O público alvo também está contemplado na Política Nacional de Assistência Social, de novembro de 2004, que refere como beneficiários da política, pessoas com “desvantagem pessoal resultante de deficiências”. O trabalho desenvolvido pela instituição dispõe sobre “habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária”.

O trabalho desenvolvido na instituição está enquadrado no Decálogo dos Direitos Socioassistenciais, nos seguintes itens:

– Direito à igualdade, do cidadão e cidadã, de acesso à rede socioassistencial: sem discriminação, para construção da autonomia pessoal dentro das possibilidades e limites de cada um;

– Direito do usuário à acessibilidade, qualidade e continuidade: em serviços de ação continuada, operados por profissionais qualificados, capacitados e permanentes, em espaços com infraestrutura adequada e acessibilidade;

– Direito à Proteção Social por meio da intersetorialidade das políticas públicas: direito, do cidadão e cidadã, à melhor qualidade de vida garantida pela articulação, intersetorial da política de assistência social com outras políticas públicas, entre outros.

A instituição desenvolve as ações socioassistenciais de forma permanente, planejada e continuada, com o acesso gratuito dos beneficiários aos serviços prestados.

O Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência e suas Famílias é desenvolvido em três unidades referenciadas especializadas, estabelecidas nos endereços abaixo:

APAE Sede: rua Professora Maria D’Ávilla Pinto, n° 55, Bairro Cinquentenário;

APAE Extensão Dovíglio Gianella: rua Marcelo Casagrande, nº 253, Bairro Bela Vista;

APAE Centro Ocupacional Santa Rita de Cássia: rua Alceu Wamosy, nº 560, Bairro Cinquentenário.

As unidades contam com equipes específicas e habilitadas com assistentes sociais, psicólogos, terapeutas ocupacionais (Sede) e oficineiros, que realizam trabalhos pautados na promoção da autonomia, da inclusão social e da melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência, com dependência e suas famílias. Na área da Saúde cerca de 116 pessoas são atendidas por fisioterapeutas especializados no tratamento de deficiências, enquanto que na área da Educação, a instituição possui a Escola Especial Dr. Henrique Ordovás Filho, reconhecida pela Portaria Estadual, que atende aproximadamente 85 crianças e adolescentes.

Escola Especial Dr. Henrique Ordovás Filho: É regida de acordo com os princípios de liberdade, solidariedade e promoção humana que regem a Educação Especial, conforme a filosofia da ação educativa do movimento “apaeano”. A Escola tem como objetivo, oferecer formas alternativas de educação escolar, como currículos adaptados e funcionais, visando o desenvolvimento integral das crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e múltipla, garantindo o acesso, permanência e sucesso na escola, abrangendo todos os aspectos que favoreçam o desenvolvimento global dos alunos, visando a autonomia, independência, inserção e participação pessoal no meio em que vivem.

Setor de Fisioterapia: A fisioterapia da APAE é voltada para crianças e adolescentes com deficiências neurológicas. Todo o trabalho realizado tem por objetivo propiciar o bem-estar físico e emocional dos beneficiários, com a reabilitação para que possam realizar atividades da vida diária com o maior nível de independência possível, melhorando assim a qualidade de vida.

Entre as metas elaboradas para cada atendido estão:

  • Melhorar a amplitude dos movimentos;
  • Aquisição e melhora da postura;
  • Melhorar a Força Muscular; Coordenação Motora e Equilíbrio Estático e Dinâmico;
  • Aperfeiçoar habilidades cognitivas e memória;
  • Melhorar as Atividades da Vida Diária (AVD’s);
  • Promover a reintegração na sociedade.

 

 Nota Fiscal Gaúcha

Com este programa do Estado, você pode ajudar a APAE e ainda concorrer a prêmios de até um milhão de reais mensais. Para isso, basta realizar seu cadastro no site da Nota Fiscal Gaúcha e indicar a entidade APAE de Caxias do Sul, na área da assistência social. Nas compras efetuadas em empresas participantes, o cidadão informa o número do CPF e já terá direito a pontos que serão transformados em bilhetes eletrônicos para o sorteio. Entre em contato com a entidade para realizar o cadastro ou acesse o site da Nota Fiscal Gaúcha, no link: https://nfg.sefaz.rs.gov.br/Nfgs/site/ConsultaEntidade.aspx .

 

GESTÃO 2023/2025

Diretoria Executiva

Presidente Executiva: Bernardete Pavan Vezaro
Vice-Presidente Executiva: Alessandra Meneguzzo Vergani
1ª Diretora Secretária:  Ana Beatriz Tonolli Thomaz
2ª Diretora Secretária: Lúcia Amélia Battastini Neves
1ª Diretora Financeira: Fátima Maria de Andrade Trevisol
2ª Diretora Financeira: Vera Lúcia Venzon Varela
Diretora Social: Ilma Neumann Potrich
Diretora de Patrimônio: Michele Meneguzzo de Souza Pinto

Conselho de Administração

Beatriz Maria Pavan
Bruno Pavan Vezaro
Elaine Marin Filippon
José Danilo Vaccari
Laura Helena Damiani
Luiza Salaini Manfro
Vera Beatriz Brustolin

Conselho Fiscal

Efetivos:
Fabiano André Vergani
João Batista Thomaz
José Vilmar Paim Andrade

Suplentes:
Diamantino Duarte da Cunha
Eitor Carnesella
Gabriela Bettiato