Quem Somos

A APAE de Caxias do Sul é uma entidade beneficente de assistência social que presta serviços socioassistenciais, conforme estabelece o art. 3º da Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, nº. 8.742 de 7 de dezembro de 1993 e a resolução nº. 6.308 e nº. 191, de 10 de novembro de 2005. O trabalho desenvolvido pela instituição tem como público alvo pessoas com deficiência em situação de dependência e suas famílias, conforme público beneficiário abrangido pela LOAS quando dispõe sobre “habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária”. O público alvo também está contemplado na Política Nacional de Assistência Social, de novembro de 2004, que refere como beneficiários da Política pessoas com “desvantagem pessoal resultante de deficiências”. Atuando há 61 anos no Município, a APAE executa na área da Assistência Social o “Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência e suas Famílias”, referenciado na Tipificação Nacional de Serviços Socioassistenciais – Resolução nº 109, de 11 de novembro de 2009- como um Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade. A instituição desenvolve as ações socioassistenciais de forma permanente, planejada e continuada, com o acesso gratuito dos beneficiários aos serviços prestados.

O processo de trabalho desenvolvido na instituição enquadra-se no Decálogo dos Direitos Socioassistenciais quando se refere ao direito a igualdade do cidadão e cidadã de acesso a rede socioassistencial sem discriminação, para construção da autonomia pessoal dentro das possibilidades e limites de cada um; do direito do usuário a acessibilidade, qualidade e continuidade, em serviços de ação continuada, operados por profissionais qualificados, capacitados e permanentes, em espaços com infraestrutura adequada e acessibilidade; do direito a proteção social por meio da intersetorialidade das políticas públicas, direito do cidadão e da cidadã, a melhor qualidade de vida garantida pela articulação intersetorial da política de assistência social com outras políticas públicas, entre outros.

O Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência e suas Famílias é desenvolvido em três unidades referenciadas especializadas sendo: APAE Sede sito a Rua Professora Maria D’Avilla Pinto n° 55, Bairro Cinquentenário; 1ª Extensão Dovíglio Gianella sito a Rua Marcelo Casagrande nº 253, Bairro Bela Vista e Centro Ocupacional Santa Rita de Cássia sito a Rua Alceu Wamosy, nº 560, Bairro Cinquentenário. As unidades referenciadas contam com equipe específica e habilitada como assistentes sociais, psicólogos, terapeuta ocupacional (Sede) e oficineiros que realizam um trabalho pautado na promoção da autonomia, da inclusão social e da melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência com dependência e suas famílias.

Na Sede também são desenvolvidas ações de educação, mais precisamente de Educação Especial na Escola Especial Dr. Henrique Ordovás Filho, que é um departamento da APAE e ações de Saúde.

 

Escola Especial Dr. Henrique Ordovás Filho:

De acordo com os princípios de liberdade, solidariedade e promoção humana que regem a Educação Especial e em consonância com a filosofia que norteia a ação educativa do movimento apaeano, a Escola Especial Dr. Henrique Ordovás Filho tem como objetivo, oferecer formas alternativas de educação escolar, como currículos adaptados e funcionais, visando o desenvolvimento integral das crianças, jovens e adultos com deficiência intelectual e múltipla, garantindo-lhes acesso, permanência e sucesso na escola, abrangendo todos os aspectos que favoreçam o desenvolvimento  global dos mesmos, visando sua autonomia, independência, inserção e participação pessoal no meio em que vivem.

 

Setor de Fisioterapia:

A fisioterapia na APAE é voltada para crianças e adolescentes com deficiências neurológicas. Temos por objetivo buscar o bem-estar físico e emocional dessas crianças, reabilitando-as para que possam realizar suas atividades da vida diária com o maior nível de independência possível, melhorando assim sua qualidade de vida.
Podemos listar algumas metas/objetivos que buscamos para as crianças:

– Melhorar a amplitude de movimento;

– Aquisição e melhora da postura;

– Melhorar a Força Muscular; Coordenação Motora e Equilíbrio Estático e Dinâmico;

– Aperfeiçoar habilidades cognitivas e memória;

– Melhorar as Atividades da Vida Diária (AVD’s),

– Promover a reintegração na sociedade.

 

 

 

GESTÃO 2017/2019

Diretoria Executiva

Presidente Executiva: Fátima Teresinha Prezzi Randon
1ª Vice-Presidente Executiva: Lúcia Amélia Battastini Neves
1ª Diretora Secretária: Bernardete Pavan Vezaro
2ª Diretora Secretária: Vera Mari Longhi
1ª Diretora Financeira: Fátima Maria de Andrade Trevisol
2ª Diretora Financeira: Ana Beatriz Tonolli Thomaz
Diretora Social: Marléa Ramos Alves
Diretora de Patrimônio: Vânia Elisa Maggi Campagnolo

Conselho de Administração

Carmen Benta da Silva Machado
Geni Maria Sganderlla
José Danilo Vaccari
Vera Lúcia Venzon Varela
Vera Beatriz Brustolin

Conselho Fiscal

Efetivos:
João Batista Thomaz,
José Vilmar Paim Andrade

Suplentes:
Diamantino Cunha
Laura Helena Damiani
Dorival Pereira Machado

Organização Administrativa:
Presidente Executiva: Fátima Teresinha Prezzi Randon
Coordenadora Administrativa-financeira: Elisabeth Leite Marin
Coordenação Técnica: Simone De Antoni Perini